Secretaria de Estado da Saúde
Portal do Governo
Mapa do Site

Programa de Atenção a Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência

O atendimento ao portador de deficiência no estado do Espírito Santo sempre foi executado em sua maioria por instituições filantrópicas com uma proposta mais educacional, voltada para crianças e adolescentes. Esta realidade não é só do Espírito Santo, historicamente as iniciativas de atendimento publico especializado para portadores de deficiência, sempre foram raras e sem uma proposta política abrangente.

O programa de Atenção a Saúde da Pessoa Portadora da Secretaria Estadual de Saúde - ES, foi criado em 28 de junho de 1999 com o objetivo de implantar uma rede coordenada de atendimentos, complementando os diversos recursos existentes nos municípios, nas microregioes e macroregioes. Organizando o atendimento a partir dos níveis crescentes de complexidade, abordando a prevenção a intervenção, oferecendo recursos necessários ao diagnostico e tratamento cirúrgico.

A OMS estima que 10% da população é constituída de pessoas com algum tipo de deficiência, sendo assim o Espírito Santo apresenta seu ultimo censo 309.171 pessoas portadoras de algum tipo de deficiência. Segundo a OPAS 3% das pessoas não requerem atendimento , 2% tem acesso e do contingente que necessita de atendimento 98% não tem acesso aos serviços.

O que é considerado deficiencia?

Toda e qualquer perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade dentro do padrão considerado normal.

Como são classificadas as deficiências?

Deficiência física

Alteração completa ou parcial de um ou de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física , apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidades congênita ou adquirida, exceto as deformidades

Estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções.

Deficiência auditiva

Perda parcial ou total das possibilidades auditivas sonoras, variando de graus e níveis na forma decibel:

  • De 25 a 40 decibéis - deficiência auditiva leve
  • De 41 a 70 dB - deficiência auditiva moderada
  • De 71 a 90 dB - deficiência auditiva severa
  • De 91-120 dB - deficiência auditiva profunda
  • Anacusia - quando não escuta nada

Deficiência visual

Acuidade visual igual ou menor que 20/ 200 no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20º ( tabela de Snellen) ou ocorrência simultânea de ambas as situações.

Deficiência mental

Funcionamento intelectual significativamente inferior a média, com manifestações antes de dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como :

  • Comunicação;
  • Cuidado pessoal;
  • Utilização da comunidade;
  • Saúde e segurança;
  • Habilidades acadêmicas;
  • Lazer
  • Trabalho

Centro de Reabilitação Física do Espirito Santo (CREFES)

O CREFES possui estrutura para atender as pessoas deficientes ou que precisam de reabilitação Física. Presta atendimento a pacientes desde o nascimento ate a terceira idade, reabilitando, adaptando e reintegrando a vida social e familiar pacientes com paralisia causadas por pressao alta, diabetes, acidentes de transito, acidentes de trabalho, mergulho, doencas na coluna, meningite, parto dificil, gravidez de alto risco, dentre outros. Dentro da unidade, existe uma oficina de proteses (que substitui membros) e orteses (que auxilia no uso do membro), que sao feitas sob medida para cada paciente. Alem disso, tambem sao doadas cadeira de rodas, muletas e andadores.

O atendimento de qualquer paciente deve ser feito por profissionais que atendam na rede pulica.

O encaminhamento deve conter nome e idade do paciente, diagnostico e tempo de lesao.

O CREFES tambem possui 20 leitos para casos que merecam internação.
Telefone para contato (27) 3149-9600.

Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 2025 - Bento Ferreira - CEP: 29050-625 - Vitória - ES - Tel: 27-3636-8300
©2014 Prodest, direitos reservados.